domingo, 7 de junho de 2009

Recife aos poucos...

Escrever sobre uma cidade do tamanho do Recife depois de passar apenas três dias é tarefa ingrata, mas já que me dispus vou por partes. Então vou começar pelo começo-meio-e-fim, o que achei: Recife é demais! Bagunçado como São Paulo. Grande, não tanto quanto, claro, mas bem grande e com alguma deselegância discreta. Vi trânsito, pontos de ônibus lotados, lixo nas calçadas, ambulâncias, buzinas; mas também ouvi muitos “de nada” depois de agradecer qualquer informação ou ajuda espontânea que recebi. Vi as pontes e entendi o desenho da cidade.

Conheci só o centro – os bairros de São José, Santo Antonio e Boa Vista – e o bairro do Recife – centro antigo: uma cidade litorânea sem praia, Recife como ilhas e ilhas formando córregos de mar, e, por fim, o arrecife canaliza o mar. Conversei com pessoas, mas isso é assunto para outras postagens... Impressionante como o pernambucano respeita a sua história e a sua cultura... Diverte-se e aprende quem tem ouvidos para escutar, olhos para olhar; ou apenas um, ou outro.

Fiz fotos... logo publico sobre a ida ao Instituto Ricardo Brennand...



Casa da Cultura, antigo presídio









Caboclo de Lança



Mercado de São José













Túnel de fuga do Forte Cinco pontas. Na foto abaixo, a porta arqueada é a entrada para o túnel





Pátio de São Pedro


Busto de Maurício de Nassau, ao fundo Palácio da Justiça


Teatro Santa Isabel


Jardim do Convento de São Francisco



Capela Dourada, ao lado do Convento São Francisco




Ponte Maurício de Nassau



Ruas do bairro Recife, onde a cidade nasceu


Marco zero



Marco Zero no bairro do Recife (Recife antigo)

5 comentários:

  1. Buenas, Gú...

    Gostei bastante das fotos de Recife e Recife Antigo, parece ser um lugar, cheio de história e cultura...mas me diga uma coisa, o que achou do mercado de lá!?; afinal me ensinaram uma vez que se conhece muito de um lugar indo ao seu mercado principal né...

    Beijos,
    Joyce

    ResponderExcluir
  2. Boas fotos, Gustavo.
    Recife é mto legal mesmo!
    Estou esperando outros posts.
    Beijo,
    Carmen

    ResponderExcluir
  3. Ai que vontade de Recife.
    Nunca fui, mas pareço sentir saudade dessa terra aí...

    Continue sua viagem, estamos acompanhando!

    Grande beijoooooo!
    Lu Minami
    cafecigarros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. JARBAS,

    Para quem não conhece o Recife, é uma cidade bela e hospitaleira, que tem nome de ruas bem interessantes de um lado Rua do Sol e do outro Rua da Aurora e no meio o Rio Capibaribe, que se junta ao Beberibe e juntos formam o Oceano Atlântico. Tem o Palácio Campo das Princesas, no mesmo lugar desde Mauricio de Nassau no século 17, que fez o primeiro pedágio no Brasil, para contruir uma Ponte ligando o Bairro do Recife ao Bairro de Santo Antônio e fez um Boi voar para chamar a atenção do povo. Onde tem a primeira Sinagoga das Américas e os judeus que aqui moravam foram expulsos e fundaram Nova York e tem mais histórias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta minha viagem, Recife provavelmente foi a capital que mais me impressionou. Não apenas pela sua geologia, mas especialmente pela devoção e pelo orgulho à cultura e às histórias que a população tem. Cada mesa de bar que dividi com por lá foi uma sala de aula!
      Obrigado por mais essa contribuição sobre a história de Recife!
      Abraços.

      Excluir