sexta-feira, 12 de junho de 2009

Porto de Galinhas e Maracaípe (PE)

Tem duas coisas: uma, que estou escrevendo sobre Porto de Galinhas depois de ter conhecido Tamandaré; e que gosto de lugar agitado porque tem que ser agitado (exemplo, Recife), ou tranqüilo porque tem que ser tranqüilo (Tamandaré... na próxima postagem falarei sobre...) – nunca o oposto.

Cheguei em Porto de Galinhas num sábado à noite, passei um domingo inteiro e parti segunda à tarde. Disseram que era um fim de semana ruim. Por ser inverno, estava vazio. Não achei vazio e bem-disse a baixa estação, porque se aquilo era o vazio, o cheio deve ser insuportável.

É uma cidade turística, com lojinhas de artesanato, restaurantes, bares, hotéis, pousadas e albergues, e tudo o que turistas de diversos “poderes aquisitivos” precisarem. Tem gente abordando o tempo todo: “compre isso”, “te vendo aquilo”, “um cigarro”, “um trocado” e hippie pedindo dinheiro para tomar cerveja. Bom, enfim...

Isso tudo logo de cara, no sábado à noite. Domingo de tempo fechado e chuva. Segunda-feira, o sol apareceu, e entendi o motivo da “(lo)comoção” toda: as famosas (e lindas) piscinas naturais, cheias de peixes. A maré diminui e elas ‘saltam’ na nossa frente, a poucos metros da praia. Fui às piscinas, mas não entrei – fiquei na “borda” rs – muita gente e um tanto de medo de pisar em algum ouriço. Fui andando até as piscinas, me desguiando das ofertas de um punhado de jangadeiros que cobram oito reais para levar o pessoal até lá: é super perto, cinco minutos andando no mar. No dia que fui, quem tivesse pelo menos um metro e sessenta de altura não precisaria saber nadar para chegar lá pelo mar. Não levei a máquina fotográfica para as piscinas naturais: medo de molhar -- daria pra levar.

De lá, voltei à praia e fui caminhando para Maracaípe. Vale o passeio. Muita gente faz de bugue, mas são, mais ou menos, quatro quilômetros que dá pra fazer tranqüilo “curtindo o visual”. Só não pode, como eu, esquecer de passar protetor solar (rs). Maracaípe tem o mar com ondas mais fortes e é a atração dos surfistas. Após a praia de Maracaípe chega-se ao Pontal de Maracaípe, onde há passeios de jangada para ver cavalos-marinhos nas águas escuras do mangue que se forma por lá. Não fui ver cavalo-marinho, mas fiz fotos que dão uma noção de lá...


Porto de Galinhas









Abaixo, volta de Maracaípe, com a maré alta; acima, o mesmo lugar na maré baixa -- Porto de Galinhas (PE)

Praia de Maracaípe... depois, Pontal de Maracaípe:












2 comentários:

  1. Olás...
    Eu já ouvi falar, que aí por essas águas do Nordeste passam: tartarugas, golfinhos (na verdade botos...rs)agora burricos (devem ser de carga né!?)não sei como chamam por aí...rs)como os que eu vi na foto aí em cima pra mim foi novidade...

    Beijos, beijos,
    Joyce

    ResponderExcluir
  2. eu adore as fotos ta massa

    ResponderExcluir